Jan 21, 2009

Diário Israel/Palestina 3

Obama na Torah

O judeu religioso Nahman não se entusiasma com Obama, mas está na posse de um segredo. “Na Torah já estava escrito que o presidente Obama ia vir”, revela ele no meio da Ben Yehuda, uma rua pedonal cheia de lojas e cafés, que de certa forma é o seu posto de trabalho.

A maioria dos ultra-ortodoxos em Israel não trabalha, mas Nahman, 33 anos, casado, dois filhos, tem como missão reunir fundos para o seu rabino fazer uma versão manuscrita da Torah, a Bíblia judaica. E então, já noite escura, está no meio da rua, de fato preto e “kippa” preta, com um grande cilindro de plástico a imitar os rolos onde é guardada a Torah, e vai apregoando recibos.

“Se pagar 18 shekels, está a pagar um texto. Se pagar 180 shekels vai ter uma vida muito boa.”
180 shekels são cerca de 35 euros. Para uma vida muito boa não está caro, mas Nahman ainda tem o livro de recibos quase intacto, e ainda por cima está a ficar frio.

“Isso do Obama vir na Torah é um segredo, não há muita gente que o saiba”, avisa de repente, em caso de dúvida. E de resto, vir na Torah não é razão bastante para confiar em Obama: “Não o conheço e não confio em nenhum cristão. Só confio nele.”

Aponta com o queixo para o céu.

Então Obama não poderá fazer a paz? “Nunca haverá paz.” Nunca haverá paz? “Quando o Messias vier, toda a gente saberá que temos um Deus e verá que Deus deu a Israel a Torah. Ninguém poderá fazer a paz, só o Messias.” E portanto esse messias não será Obama, apesar de estar na Torah? “Claro que não.” Nahman até recua um passo. “Só um judeu pode ser o Messias.

1 comment:

Anonymous said...

Este texto é demonstrativo dos extremismos que se vivem nessa região: "não confio em nenhum Cristão" - frase que se aplicará, igualmente, e certamente a qualquer Árabe; "apenas um judeu pode ser o Messias". Do outro lado da fronteira é igual ou pior: guerras santas; morte a Israel ... etc... etc... o único Deus é Alá, etc... etc... e o resultado está à vista há 50 anos - guerra, atentados, rockets, mortos, feridos, estropiados, fome, doença. O caminho vai ter certamente que ser outro ... não sei é quando, se calhar não é no tempo da minha vida.